Os vídeos de culinária e a geração millenium
Um artigo publicado pelo Google em seu canal Think with Google mostra que enquanto as pessoas com mais de 35 anos estão mais propensas a imprimir uma receita antes de executá-la, 59% dos jovens entre 25 a 34 anos (a geração millenium) cozinham com a ajuda de seus dispositivos móveis. Essa geração curte o processo de pesquisa de suas receitas tanto quanto a execução das mesmas. Acrescentando seu próprio toque na execução, essa é uma geração que aproveita os micro momentos conectados para buscar conhecimento nessa área.
Isso cria uma grande oportunidade para marcas que queiram criar uma relação próxima com esse público. O vídeo passa a desempenhar um papel importante nessa estratégia. Algumas já perceberam isso e estão usando seu canal no Youtube para conquistar essa geração.
Um bom exemplo é o canal da marca Oreo: “Oreo Snack Hacks”, com vídeos bem curtos mostrando um monte de receitas fáceis.
Existem canais criados por pessoas como o CrazyRussianHacker, onde é possível aprender de maneira simples, uma série de receitas para executar sem muita experiência e algumas maneiras muito loucas de executar tarefas como descascar batatas ou laranjas, por exemplo.
No Brasil um exemplo bacana é o canal Cozinha para dois. Adoro o modelo, o formato dos vídeos, as legendas, tudo.
Outro exemplo é o Receitas de Minuto, em um formato mais longo e mais explicado, mas com a cara da geração millenium.
As pesquisas, realizadas no Google ou diretamente no Youtube, podem indicar as preferências dessa geração e as oportunidades para marcas e pessoas que desejam criar conteúdo específico.
As marcas devem pensar que a viagem pela culinária não termina com a compra dos ingredientes e sim na execução divertida da receita. Falar na linguagem apropriada e criar diversão pode ser uma forma de manter um relacionamento constante com esse público. Além é claro de responder as perguntas mais básicas como a temperatura adequada para assar uma carne, o tempo de cozimento de algum legume, etc.
A maior preocupação agora para essa geração passa a ser como não deixar o seu smartphone cair na pia cheia de água ou na panela do macarrão, mas isso pode servir de insight para alguém criar um porta dispositivo apropriado para a cozinha.
Tem oportunidade para todo mundo!