Tendências 2018 – As novidades para o varejo – Parte IV
Nos posts anteriores falamos de algumas tendências que já estão a pleno vapor e se aperfeiçoando a cada ano. Agora vamos falar de algumas novidades e tecnologias que estão sendo adotadas de forma antecipada por parte do varejo.
- Personalização preditiva
O consumidor está cada vez mais exigente e espera o máximo de personalização em qualquer tipo de atendimento. Para entender melhor a importância dessa exigência, uma pesquisa da Salesforce de 2017, mostra que 50% dos consumidores provavelmente trocarão de marcas se a empresa não antecipar suas necessidades.
Usar dados e inteligência para os negócios acaba sendo fundamental para cumprir esse objetivo de personalização.
Algumas empresas já estão utilizando ferramentas de Inteligência Artificial e análise preditiva para gerar insights sobre produtos com maior potencial de vendas. A marca Lilly Pulitzer em colaboração com a First Insight, obtém orientações sobre investimentos estratégicos em milhares de novos produtos e projetos. Essas orientações são provenientes de análises de dados coletados de ferramentas sociais. O vídeo abaixo explica um pouco mais do processo de coleta e análise dos dados.
O fornecedor de moda digital YOOX NET-A-PORTER está usando inteligência artificial para ajudar seus clientes no momento da compra. Os itens de roupa são selecionados de acordo com o tipo de viagem e o destino. A ferramenta também considera clima, eventos futuros e compras passadas ao fazer seleções. A personalização fica no foco central da oferta. Um estilista pessoal habilitado pela Inteligência Artificial pode até recomendar itens com base no reconhecimento de imagens. A inovação está no cerne da equipe. No Hub Tecnológico da marca, tudo inspira a colaboração e inovação. Federico Marchetti, CEO da Yoox Net-a-Porter, chama esse Hub do grupo em White City, oeste de Londres, de seu “ônibus espacial”. “O que a inovação significa para nós não é inovação por sua causa, mas inovação para o cliente”, explica Marchetti.
Todos os empregados da empresa recebem um iPhone equipado com novos aplicativos projetados em colaboração com a Apple e a IBM, com o objetivo de permitir que eles pensem não apenas em dispositivos móveis, mas, eventualmente, apenas para celular.
Conheça mais sobre esse Hub tecnológico no vídeo abaixo.
A personalização preditiva vai ajudar empresas com projetos, produtos e estratégias de marketing. As ofertas e mensagens para cada cliente chegarão sempre no momento certo, da forma correta e no lugar certo.
- Co-criação assistida
As marcas estão cada vez mais interessadas engajar seus clientes para que cada um se sinta parte integrante delas. A co-criação não é uma novidade, mas agora chega conectada com a tecnologia para efetuar conversas bidirecionais e conseguir conexões mais profundas com os clientes. O importante é transformar os momentos de co-criação de produtos em uma experiência positiva para que todos possam expressar a sua individualidade. Uma pesquisa da Accenture mostra que 41% dos consumidores são leais às marcas que lhes oferecem a oportunidade de personalizar os produtos.

Percebendo que 10% de seus clientes são responsáveis por boa parte de suas vendas, a marca de jeans Lucky Brand focou em garantir que as necessidades desse público sejam atendidas. Para isso está usando dados de redes sociais, e-mail e um site especial para a participação dos clientes e melhoria da experiência de compra. Ao invés de falar, a marca prefere perguntar. Ela pede a opinião de seus clientes sobre produtos e preços. No site da marca também é possível ver uma campanha totalmente focada no cliente. Cada um pode postar o seu próprio look, demostrando suas preferências de uso, usando o Instagram com a hashtag #MYLOOKHOLIDAY. Além de aparecer no site, os clientes ao participar acabam revelando suas preferências, seu modo de vida e criando laços com a marca.
Ao pensar em co-criação assistida temos que lembrar que os clientes querem se envolver com suas marcas favoritas, desde que a experiência seja significativa, relevante, rápida e divertida.