0
Logar
[event_auth_register]

Login with your site account

Lost your password?

Not a member yet? Register now

(21) 2266-3533
[email protected]
Norma da Matta Norma da Matta
  • Home
  • Bio
  • Serviços
    • Palestras
    • Workshops
    • Consultoria
    • Portfolio
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Bio
  • Serviços
    • Palestras
    • Workshops
    • Consultoria
    • Portfolio
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Tendências
  • Tendências 2018 – As novidades para o varejo – Parte IV

Tendências

18 dez

Tendências 2018 – As novidades para o varejo – Parte IV

  • By Norma da Matta
  • In Tendências
  • 0 comment
Spread the love

Nos posts anteriores falamos de algumas tendências que já estão a pleno vapor e se aperfeiçoando a cada ano. Agora vamos falar de algumas novidades e tecnologias que estão sendo adotadas de forma antecipada por parte do varejo.

  • Personalização preditiva

O consumidor está cada vez mais exigente e espera o máximo de personalização em qualquer tipo de atendimento. Para entender melhor a importância dessa exigência, uma pesquisa da Salesforce de 2017, mostra que 50% dos consumidores provavelmente trocarão de marcas se a empresa não antecipar suas necessidades.

Usar dados e inteligência para os negócios acaba sendo fundamental para cumprir esse objetivo de personalização.

Algumas empresas já estão utilizando ferramentas de Inteligência Artificial e análise preditiva para gerar insights sobre produtos com maior potencial de vendas. A marca Lilly Pulitzer em colaboração com a First Insight, obtém orientações sobre investimentos estratégicos em milhares de novos produtos e projetos. Essas orientações são provenientes de análises de dados coletados de ferramentas sociais. O vídeo abaixo explica um pouco mais do processo de coleta e análise dos dados.

O fornecedor de moda digital YOOX NET-A-PORTER está usando inteligência artificial para ajudar seus clientes no momento da compra. Os itens de roupa são selecionados de acordo com o tipo de viagem e o destino. A ferramenta também considera clima, eventos futuros e compras passadas ao fazer seleções. A personalização fica no foco central da oferta. Um estilista pessoal habilitado pela Inteligência Artificial pode até recomendar itens com base no reconhecimento de imagens. A inovação está no cerne da equipe. No Hub Tecnológico  da marca, tudo inspira a colaboração e inovação. Federico Marchetti, CEO da Yoox Net-a-Porter, chama esse Hub do grupo em White City, oeste de Londres, de seu “ônibus espacial”.  “O que a inovação significa para nós não é inovação por sua causa, mas inovação para o cliente”, explica Marchetti.

Todos os empregados da empresa recebem um iPhone equipado com novos aplicativos projetados em colaboração com a Apple e a IBM, com o objetivo de permitir que eles pensem não apenas em dispositivos móveis, mas, eventualmente, apenas para celular.

Conheça mais sobre esse Hub tecnológico no vídeo abaixo.

A personalização preditiva vai ajudar empresas com projetos, produtos e estratégias de marketing. As ofertas e mensagens para cada cliente chegarão sempre no momento certo, da forma correta e no lugar certo.

  • Co-criação assistida 

As marcas estão cada vez mais interessadas engajar seus clientes para que cada um se sinta parte integrante delas. A co-criação não é uma novidade, mas agora chega conectada com a tecnologia para efetuar conversas bidirecionais e conseguir conexões mais profundas com os clientes. O importante é transformar os momentos de co-criação de produtos em uma experiência positiva para que todos possam expressar a sua individualidade. Uma pesquisa da Accenture mostra que 41% dos consumidores são leais às marcas que lhes oferecem a oportunidade de personalizar os produtos.

Perguntas feitas aos clientes sobre produtos e preço

Percebendo que 10% de seus clientes são responsáveis por boa parte de suas vendas, a marca de jeans Lucky Brand focou em garantir que as necessidades desse público sejam atendidas. Para isso está usando dados de redes sociais, e-mail e um site especial para a participação dos clientes e melhoria da experiência de compra. Ao invés de falar, a marca prefere perguntar. Ela pede a opinião de seus clientes sobre produtos e preços.   No site da marca também é possível ver uma campanha totalmente focada no cliente. Cada um pode postar o seu próprio look, demostrando suas preferências de uso, usando o Instagram com a hashtag #MYLOOKHOLIDAY. Além de aparecer no site, os clientes ao participar acabam revelando suas preferências, seu modo de vida e criando laços com a marca.

Ao pensar em co-criação assistida temos que lembrar que os clientes querem se envolver com suas marcas favoritas, desde que a experiência seja significativa, relevante, rápida e divertida.

 Outro exemplo é o da marca NYX Cosmetics  , que aproveita o conteúdo de redes sociais gerado pelos usuários e as análises preditivas em seu marketing digital. Seu novo app inclue vídeos com tutoriais feitos por influenciadores, selfies compartilhadas por sua comunidade de usuários e usa inteligência para recomendar produtos baseados na navegação e no histórico de compras do cliente. Entendendo os hábitos e as formas de interação do seu jovem consumidor, a marca investe nesta co-criação assistida para melhorar seus resultados. Sua primeira loja física no Brasil foi inaugurada em 2017.  Infelizmente não consegui baixar o app para testar e contar mais aqui. Não estava disponível na Apple Store para a minha versão de IOS, 🙁
Outro exemplo interessante é o da marca de vestuário Ministry of Supply, com a customização realizada através de impressora 3D. O cliente pode criar o seu próprio blazer escolhendo cor, punhos e botões. A impressora 3D cria a peça exclusiva em menos de duas horas.

Com a 3D Print-Knit, a marca quer repensar seu processo de fabricação, reduzindo os resíduos da produção convencional. Mantendo a produção fechada também abre a porta para inovações emocionantes, como prototipagem rápida e projetos personalizados.

É a tecnologia mudando a experiência do cliente e a forma como o varejo se relaciona com cada um deles. Vamos esperar que isso além de melhorar a relação marca consumidor, traga benefícios para o nosso planeta.

Tags:estratégiatecnologiatendênciasvarejo
  • Share:
Norma da Matta

Leave A Reply Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Tópicos recentes do Blog

  • Tendências para o varejo em 2019
  • Tendências para varejo em 2019 – Contexto dentro da loja física
  • Tendências para o Varejo em 2019 – Inteligência artificial na personalização dos serviços
  • Marketing digital não é fazer post em rede social
  • O smartphone pode ser a porta de entrada do seu salão de beleza

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Check your inbox or spam folder to confirm your subscription.

Categorias do Blog

FALE COMIGO

+55 21 98376-8886

[email protected]

Menu

  • Home
  • Bio
  • Workshops
  • Palestras
  • Consultoria
  • Portfolio
  • Blog
  • Contato

Social

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

NEWSLETTERS

Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Check your inbox or spam folder to confirm your subscription.

Site produzido por t1site.