Tendências 2018 – As novidades para o varejo – Parte VI
Continuando a série de artigos sobre tendências, vamos apresentar duas que acho importantes, uma que trabalha com co-criação e com um viés de sustentabilidade e a outra que não poderia faltar aqui, que fala da importância das mídias sociais.
Intenção sustentável – Felizmente estamos diante de uma nova geração mais preocupada com o fim do mundo do que com o fim do mês. É preciso repensar o que estamos fazendo com o nosso planeta e que destino vamos dar ao lixo que produzimos todos os dias, por exemplo. Esse novo consumidor também quer co-criar seu produto, participar do processo, se sentir parte de uma marca com um propósito alinhado com seu modo de viver e pensar.
Um exemplo interessante, que segue essa tendência, é o da marca Dresden,varejista de óculos e provedor de cuidados com os olhos, cuja missão é fornecer óculos acessíveis, produzidos localmente, de forma sustentável.
A empresa utiliza resíduos de plástico e redes de pesca, retirados das praias australianas e prepara as armações de óculos com preços que o consumidor consegue pagar. Além do preço, cada um pode customizar o seu óculos, mudando lentes, cores e armações. O resultado disso é tornar possível o acesso aos óculos únicos e ecológicos.
Uso intensivo de mídia social – Consumidores estão conectados boa parte do tempo, acompanhando stories em seu Instagram, vídeos ao vivo em seu Facebook, trocando mensagens intensivamente em seu WhatsApp, buscando respostas para suas dúvidas diárias em seus smartphones. Então é preciso estar presente nessas mídia, mas não de uma forma qualquer. É preciso usar o storytelling para contar sobre o propósito da sua marca, para envolver os seus fãs em tempo real. Não é só colocar uma foto bonita ou uma frase de efeito. É preciso muito mais do que isso.
Busquei alguns exemplos de marcas que estão se destacando nas mídias sociais:
- Vídeos ao vivo no Facebook: a marca Birchbox usa o Facebook Live para compartilhar conteúdo com seus fãs, de forma regular. A equipe da marca compartilha suas histórias, notícias, entrega prêmios e responde perguntas ao vivo. Já aconteceu de 50 mil espectadores participarem de uma transmissão online, número relevante para esse tipo de evento. A Birchbox usa o Facebook Live para compartilhar conteúdo e se envolver com os fãs. Eles entenderam que vídeo era a melhor maneira de envolver e educar seu público sobre novos produtos. Vale a pena acompanhar tanto a Fan Page do Facebook quanto o perfil do Instagram. Tem muita dica de uso dos produtos, mas mais do que isso tem a vida da marca com a participação de quem trabalha nela. Muito interessante.
- Instagram Stories –
A marca de moda alemã Born Originals conseguiu juntar uma legião de fãs no Instagram, mostrando seus tênis personalizados e cheios de atitude. Segundo Melvin Lamberty, fundador da marca, o Instagram Stories é uma poderosa ferramenta de marketing. Por isso todas as informações importantes sobre lançamento de produtos, vendas e promoções aparecem por lá primeiro. Para facilitar a vida dos fãs é possível ir diretamente do stories para a compra. Vale a pena visitar o perfil da marca que é cheio de personalidade e fala a linguagem de seu público mostrando a moda como forma de expressão.
Esses são só alguns exemplos. Também adoro o stories da Zappos, que utiliza a ferramenta de social vídeo, MikMak para explicar sobre o produto e vender ao mesmo tempo.
O importante é entender a linguagem do seu público, contar sua história, mostrar o seu propósito e ser verdadeiro. Em mídia social não adianta bancar a “Rutinha” se você for “Raquel”. Quem conhece essa história vai entender a comparação!