Semana da beleza – Wella Brasil
Neste post vamos analisar a presença da marca Wella nas redes sociais.
Para começar passei no site para conhecer mais sobre a marca e um pouco da sua história. Adorei! Muito legal o registro de todas as épocas e da evolução. Acabei descobrindo que a palavra Wella é derivada da palavra “onda” em alemão. Nos anos 20 Karl e Georg Ströher, desenvolveram produtos para criar ondulações no cabelo e acabaram por adotar este nome. Mas histórias a parte, vamos à nossa análise.
1) Site – O site é muito bem estruturado e moderno. Cheio de informações, dicas de estilo, ferramenta para localização dos salões de beleza que utilizam o produto e ainda tem uma área especial para acesso dos profissionais. Achei legal esta idéia de falar de forma diferenciada com os dois públicos, aquele que usa e aquele que trabalha com os produtos.
Todo o site já está preparado para o compartilhamento de informações nas redes sociais. A Wella está a frente das concorrentes no que diz respeito às funcionalidades do seu portal.
2) Facebook – A Fan Page da marca já conta com mais de 100.000 fãs. Pode parecer uma quantidade modesta frente à gigante L’Oréal Paris, mas vale lembrar que a gama de produtos com marca Wella é menor. Estamos falando só de produtos para cabelo.
No mural da marca muitas dicas, sugestões e uma conversa bem estabelecida com as fãs que passam para pedir dicas de coloração. Delícia falar com quem entende do assunto.
3) Twitter – O Twitter da marca está abandonado. Talvez por esta razão não exista nenhuma referência no site.
Tive que pesquisar para encontrar o perfil. O último post que encontrei era de agosto de 2011. Uma pena não usar a ferramenta como apoio na estratégia de mídias sociais.
4) Youtube – Existem dois canais no Youtube. O Wella TrendVision, com uma boa seleção de vídeos (todos em inglês) falando sobre tendências, e o Wella Pro Series Academy, com muitas dicas para profissionais. Os canais do Youtube são os mesmos para todos os países. Não vi nenhuma produção de vídeo brasileiro da marca, mas de qualquer maneira tem muita informação relevante.
5) Outras mídias – Tem muita informação sobre produtos Wella espalhadas pela blogosfera, mas nenhuma inciativa oficial. Vale aqui o que já comentei para as outras marcas: este segmento tem nas blogueiras que falam de tendências de moda um grande canal de divulgação.