0
Logar
[event_auth_register]

Login with your site account

Lost your password?

Not a member yet? Register now

(21) 2266-3533
[email protected]
Norma da Matta Norma da Matta
  • Home
  • Bio
  • Serviços
    • Palestras
    • Workshops
    • Consultoria
    • Portfolio
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Bio
  • Serviços
    • Palestras
    • Workshops
    • Consultoria
    • Portfolio
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Estratégia
  • O Jogo da VIDA do marketing digital

Estratégia

19 nov

O Jogo da VIDA do marketing digital

  • By tuiuiu_dev
  • In Estratégia, Marketing digital, Redes Sociais
  • 0 comment
Spread the love

Você já pensou que o marketing digital se parece com um “jogo da vida”? Onde você pode escolher um caminho, buscar objetivos, encontrar coisas que desviam a sua atenção, que fazem você voltar? Para facilitar o entendimento sobre as diversas etapas do marketing digital, resolvi criar um novo Jogo da Vida e mostrar tudo o que pode acontecer com quem busca a sua marca pela internet e interage com ela online.

Marketing Digital na era do ROE – Retorno sobre o Engajamento

Vivemos em um mundo hiperconectado, onde os consumidores gastam seu tempo em plataformas de mídia tradicionais, conteúdos online e com novas tecnologias de comunicação.

Passou a ser um grande desafio ser encontrado no meio dessa parafernália de tecnologias, uma tarefa que requer trabalho e capacidade de relacionamento.

Esse é um tempo de mudanças aceleradas onde tudo é volátil. Sem que seja necessário nenhum investimento, as pessoas vão se conectando, escolhendo seus canais de relacionamento e trocando suas escolhas com a mesma velocidade com que as tecnologias evoluem.

Por essa razão a cultura instalada nas empresas nunca foi tão importante. Só em um ambiente onde as ideias possam florescer é possível criar e surpreender.  Para quem tem vocação para atendimento, a tecnologia é só um meio. De nada adianta estar em todas as redes sociais, ter um site, ou até mesmo construir aplicativos, se o relacionamento não corresponder ao que sua marca prometeu, se o seu serviço ou produto não fizer algum tipo de diferença na vida das pessoas.

As experiências digitais também passam pelo mesmo dilema do mundo off-line. Marca é o que você diz, mas reputação é o que as pessoas sentem. E ao encontrar os seus canais digitais esses sentimentos acontecem em uma nova velocidade, que cada vez exige mais das empresas.

A ótica de medir o retorno pelo investimento agora é substituída pela medida que pode fazer a diferença nos resultados de sua empresa: o Retorno pelo Engajamento.

O desafio do novo marketing

Podemos nos perguntar: o marketing morreu? Vamos sobreviver a esse tsunami de tecnologias e interfaces? Existe uma estratégia infalível? Como você vai ser encontrado por seus potenciais clientes se a cada dia temos uma inovação fazendo sucesso, um novo canal de comunicação se estabelecendo?

Parece que esse é um tempo de ideias e não mais de longos planejamentos e estratégias. Não que eles tenham deixado de existir, mas as velocidades foram alteradas. Não temos mais tempo para discussões eternas. Estamos na era da experimentação.

Nesses novos tempos os perfeccionistas estão fadados ao fracasso. Enquanto discutem e se perdem em planejamentos sem fim, seus concorrentes, mais antenados, executam seus trabalhos de conquista de território sem dó nem piedade.

Estamos na era das pequenas ideias, daquelas que são executadas e aperfeiçoadas diariamente. Como diz a música dos Titãs: “as ideias estão no chão, você tropeça e acha a solução”. Por mais tecnologia que se empregue, cada vez estamos mais sujeitos aos sentimentos humanos, só que agora em uma nova dimensão.

Nesse novo tempo a comunicação deixou de ser apenas um outdoor no meio do caminho. Agora nossos clientes querem falar, querem ser ouvidos, querem decidir, querem co-criar seus produtos e fazem isso de uma maneira mais rápida com a ajuda da tecnologia. Essa é a era da CONVERSAÇÃO.

O novo mundo não admite desperdícios, quer marcas que falem a verdade e essa verdade é checada em todos os canais. No online e no off-line. Ninguém mais acredita em promessas. As pessoas querem realizações, transparência. O novo consumidor é capaz de investir em marcas que queiram começar do zero, mas que tragam benefícios reais para a vida de todos.

 Você pode definir rotas, mas é o cliente que escolhe o caminho.

Com tantos pontos de contato não é mais possível decidir por onde o cliente vai chegar até você, qual vai ser o canal que ele vai usar para comprar, para perguntar, para emitir opiniões. É possível dar a ele rotas para esse relacionamento, mas é ele quem decide o caminho, onde e a que hora vai dar o “clique” da compra.

Por essa razão quanto menos confuso ele ficar mais fácil para decidir. Pense nas informações que ele precisa ter, dê opções, converse com ele sempre. Agora, mais do que nunca, educar o cliente pode tornar tudo mais fácil.

No mundo online também serve a máxima de que mais vale aquele que atende melhor do que o que insiste em vender. O cliente gosta de pesquisar, de ouvir a opinião dos amigos, de saber o que o público em geral fala sobre sua marca. Não adianta só você contar isso para ele. Ele precisa experimentar e conhecer a opinião de seus amigos.

Se você quer fazer um novo marketing pense em construir empatia, em criar intimidade com seus consumidores. Pequenas ações de relacionamento podem ter muito mais significado do que grandes empreendimentos de publicidade.

Marcas precisam de sonhos. E também precisam contar os seus sonhos, seja em seu site, em sua embalagem, nas imagens que compartilha pelas redes sociais, nos vídeos em que mostra a sua gente e sua maneira de ser. O trabalho do marketing é criar movimento e inspirar pessoas a se juntarem a você.

Inspire, Interaja e Envolva!

O novo marketing é VIDA!

Se você não sabe por onde começar, mas acredita que é possível participar dessa nova era, venha para cá aprender como criar esse novo Jogo da VIDA. A fórmula não é milagrosa, só depende de atitude.

Atitude para gerar relações de valor com harmonia e transparência, criar vínculos emocionais com seus consumidores.

Porque escolhemos V I D A para falar de marketing digital?

Por que estamos assistindo muitas empresas mergulhando de cabeça na era digital para seguir a onda. Vivendo de “Ctrl C” “Ctrl V”, sem pensar que estão dentro de um grande palheiro e perdem o espaço na mente de seus consumidores.

Todos querem uma V I D A melhor! E é papel das empresas participarem dessa transformação. Seu cliente vai querer abraçar a sua causa se ela verdadeiramente transformar os sonhos em realidade.

Mas como criar V I D Aem um mundo digital?

V I D A é um jogo de engajamento

Ele começa quando o consumidor ainda está perdido no mar de informações da internet. Ele é apenas um suspeito, nem imagina que sua empresa está ali. Mas ele vai marcando o território com suas opiniões, deixando rastros do seu pensamento, manifestando as suas vontades e sua marca só precisa:

Ver e ouvir o cliente

Antes de começar, imagine como é essa pessoa, sua idade, onde mora, quais são seus anseios, sua motivação de vida, seus problemas. Transforme isso em uma pessoa real, com a qual você vai poder conversar.

Agora use a tecnologia para ver como essa pessoa se comunica sobre que assuntos fala, a maneira como fala, que opiniões emite sobre sua marca ou seu produto, quem ela influencia (monitore, classifique as informações).  Descubra quem são os influenciadores do seu mercado.

Veja como ele navega pelo seu site, por quais assuntos ele se interessa, que opiniões ele emite em seus canais de mídia social e, principalmente, aquelas que ele fala para todo mundo independente do canal que você deixou aberto para ele se manifestar.

Depois de ver e ouvir, você terá muito material humano para traçar a estratégia de conquista da sua marca. E quando aqui falamos em conquista não estamos falando em dominação, mas em tornar esse cliente um fã, alguém que lute pela sua causa, carregue a sua bandeira.

Pense e aja como cliente.

Inspirar com seus sonhos e história.

Prepare todos os seus canais para inspirar o cliente, conte sua história, mostre qual é o seu jeito de falar e se relacionar. Se antes o seu ponto de venda tinha que estar arrumado, organizado e bem bonito, agora são muitos pontos de contato que requerem o mesmo cuidado. Facilite a vida de quem se aproxima de você. Seja múltiplo, fale a linguagem adequada para cada canal, sem perder a sua personalidade.

Suas histórias devem ser emocionantes e verdadeiras. É hora de criar laços afetivos. Use AIDDU (Atitude Incrivelmente Diferente do Usual) sem moderação.

Dialogar para gerar participação real.

Use todos os seus canais para conversar com seus clientes. Se ele já comprou seu produto, mantenha um relacionamento próximo, veja como ele gosta de ser atendido.

Ensine tudo sobre seus produtos e serviços. As pessoas sempre gostam de contar para as outras sobre o que elas aprenderam.

Use a tecnologia para aproximar quem está longe, incentive a co-criação, trate todas as objeções com explicações claras.

Aproveite para mostrar como ele pode comprar um produto que ele acaba de experimentar.

Reveja suas estratégias diariamente.

Abraçar uma causa juntos.

Mantenha seu cliente conectado com a sua marca. Ele deve ser um apaixonado pela sua causa, que também é a causa dele.

O relacionamento digital não precisa ser frio, sem calor humano. Para isso você não precisa virar um spammer, enchendo a caixa postal dos consumidores de informações que não interessam, ofertando produtos que ele não deseja, sendo inoportuno. Trate todos como indivíduos únicos para que eles possam reconhecer a diferença da sua marca. Atenda bem sempre. Um bom atendimento o cliente nunca esquece, um mau também não.

Então se você quer criar um sucesso sustentável venha aprender como usar o Jogo da V I D A para construir relacionamento, reputação e resultado.

Quer jogar o Jogo da Vida?

É só entrar em contato e fazer um workshop especial. Não vai faltar criatividade! [email protected] ou [email protected]

Tags:estratégiamarketing digitalmídias sociaisredes sociais
  • Share:
tuiuiu_dev

Leave A Reply Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Tópicos recentes do Blog

  • Tendências para o varejo em 2019
  • Tendências para varejo em 2019 – Contexto dentro da loja física
  • Tendências para o Varejo em 2019 – Inteligência artificial na personalização dos serviços
  • Marketing digital não é fazer post em rede social
  • O smartphone pode ser a porta de entrada do seu salão de beleza

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Check your inbox or spam folder to confirm your subscription.

Categorias do Blog

FALE COMIGO

+55 21 98376-8886

[email protected]

Menu

  • Home
  • Bio
  • Workshops
  • Palestras
  • Consultoria
  • Portfolio
  • Blog
  • Contato

Social

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

NEWSLETTERS

Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Check your inbox or spam folder to confirm your subscription.

Site produzido por t1site.