Fórum E-Commerce Brasil 2015 – o que rolou por lá – Parte I – Expositores
Essa semana aconteceu em São Paulo o Fórum E-Commerce Brasil, reconhecido como o terceiro mais importante do mundo. O evento reuniu mais de 6000 profissionais em dois dias e também 82 empresas expositoras com soluções variadas para quem trabalha como e-commerce.
Fiquei impressionada com o nível de organização e conteúdo que encontrei por lá. Ao chegar ao evento encontrei um pavilhão com os expositores que vale a pena compartilhar com vocês.
Agências especializadas e search: AD.Dialeto, Admatic, Best, Cadastra, Chleba, NewBlue, Performa Web, SLISystems, Sta_Monica, Vitrio
Especializadas em soluções para atendimento: Direct Talk, NeoAssist e Zendesk
Soluções para Backoffice e ERP: e-Millenium, KLP, Softwar.
Consultoria e planejamento: enext.
E-mail marketing: Allin, pmweb, Return Path.
Gestão total: ehub, infracommerce.
Gestão: Buscapé e SEBRAE.
Infraestrutura: Locaweb e UOLHost.
Logística: axado, b2log, iDirect, IBEX, intelipost e total expresso.
Marketing e vendas: AFILIO, AnyMarket, prever, Kenshoo, LIVETARGET, Movile, nextperf, Rakuten, Salesforce, SAP, trustvox, Ve, Vizury.
Marketplace: Cnova, Mercado Livre, Submarino, SkyHub, Walmart.com.
Metricas e BI: SERASA Experian.
Precificação: Precifica e SIEVE.
Pagamentos: adyen, bitpay, cielo, mercado pago, moip, Mundipagg, pagar.me, PayPal, PayU, rede, stelo, stone e worldpay.
Personalização: Chaordic, criteo, digital element, richrelevance.
Plataformas: Seller, ciashop, Dotstore, e-Smart, fbits, Jet, moovin, Rakutem, tray, Vtex
Segurança: Certisign, clearsale, exceda, Site Blindado.
Algumas dessas empresas especializadas já foram adquiridas pelas gigantes do mercado como B2W Digital, por exemplo. Mostrando que os grandes players estão buscando juntar os melhores em cada segmento para atender principalmente as suas soluções de marketplace. A B2W estava com 8 stands no espaço de exposição: Submarino Marketplace, B-Seller, e-Smart, Direct, Sieve, Site Blindado, Admatic e SkyHub.
Embora não estivesse no espaço de expositores, a gigante chinesa Alibaba esteve no palco principal do evento falando sobre a importância do mercado brasileiro para a sua estratégia. Os usuários do grupo Alibaba.com no Brasil já ultrapassam os 2 milhões e se configuram como a quarta maior base de clientes, perdendo apenas para EUA, India e Rússia. Eles também falaram sobre sua plataforma 1688.com focada em comércio eletrônico para pequenas empresas e comércio doméstico. A plataforma já tem 10 milhões de lojas e recebe 12 milhões de visitantes únicos diariamente. As plataformas do grupo Alibaba estão configuradas da seguinte maneira: B2C da China para consumidores brasileiros – AliExpress. Comércio internacional entre empresas brasileiras e o mundo – Alibaba.com e Comércio de empresas brasileiras com a China – 1688.com.
A palavra mais usada em todo o evento foi MOBILE. Mostrando mais uma vez que as empresas já deviam estar surfando nessa onda.