Tendências para varejo em 2019 – Contexto dentro da loja física
Com o uso intensivo de tecnologia mobile, segundo pesquisa realizada pela Forrester, agora 53% das decisões de compra são influenciadas digitalmente. Os consumidores usam os buscadores em seus dispositivos móveis, como se estivessem mantendo uma conversa com eles. Estudo do Google mostra que as buscas por termos como “eu preciso” aumentaram 65% no último ano. As buscas mobile são do tipo “que tamanho de gerador eu preciso” ou “quanto tempo eu preciso para me aposentar”. Termos como “eu deveria”, “eu posso” estão em presentes em pesquisas como: “que fator de proteção solar eu deveria usar”, “eu posso comprar com Paypal na loja…”.
Esses dados nos dão uma luz sobre todas as informações relevantes para que o consumidor tome a decisão de compra e também indicam um caminho importante para as informações digitais relevantes em uma loja física. É preciso entregar a cada um deles respostas dentro do contexto físico em que eles estão. Alguns exemplos são:
- Procedência do produto;
- Informações técnicas (que respondam termos de pesquisa como: “eu deveria”, “eu posso”);
- Disponibilidade do produto na loja e em outras do mesmo grupo;
- Pagamento sem checkout;
- Experimentação facilitada e compartilhamento em redes sociais através de dispositivos digitais;
- Indicação do melhor produto por análises digitais realizadas por aplicativos;
- Compra online ou offline com a forma de entrega mais conveniente ao consumidor;
- E até mesmo o cheiro do produto sem ter de oferecer as famosas amostras.
No mercado chinês supermercados como o 7Fresh da JD e o Hema da Alibaba, usam a tecnologia em diversas etapas dentro da loja, para fornecer informações de procedência, frescor, qualidade nutricional dos alimentos em telas digitais disponíveis no ambiente, em carrinhos autônomos que acompanham o cliente e indicam produtos que estejam dentro das preferências, além claro da facilidade de pagamento através de aplicativo mobile da loja, que permite registrar cada produto comprado e finalizar a compra sem precisar passar pelo checkout.
Um exemplo de loja “phygital” (que mistura o físico e o digital), fora do mercado americano é a eNeNe – Nouveaux Navigateurs, que levou marcas e produtos 100% portugueses para o mercado parisiense e que também usa a tecnologia para fornecer informações dos produtos e criar uma experiência de compra diferenciada e moderna.
Os Novos Navegadores from Imagens de Marca on Vimeo.
Em Nova York a Nike House of Innovation 000, promete ser uma das mais inovadoras nessa entrega de informações e facilidades digitais, de acordo com o contexto em que o consumidor está inserido em cada momento dentro da loja. Veja como funciona no vídeo a seguir:
Marcas de luxo também estão apostando nessa tendência de tecnologia dentro do contexto. A Channel acaba de inaugurar em Paris uma loja centrada na personalização usando Realidade Aumentada. Essa loja é fruto parceria com a Farfetch para desenvolver ferramentas de clientes on-line e de loja física, criando o que eles chamam de ‘Augmented Retail’ .
A evolução da tecnologia é tal que outras interações com o consumidor que antes não seriam possíveis agora já se encontram em teste. É o caso da máquina Sniffy, que promete uma experiência sensorial, que faz com que os consumidores possam sentir cheiro de produtos através de uma tela. O dispositivo exibe uma tela sensível ao toque com uma câmera para digitalizar itens e difundir seus aromas. A câmera que compõe do dispositivo é capaz de captar as reações dos consumidores ao cheiro e determinar o que é positivo ou negativo nessa experiência.
O produto ainda está em fase experimental mas para entender mais como funciona você pode assistir ao vídeo seguinte:
Essa tecnologia pode mudar positivamente a experiência de clientes dentro de lojas de alimentos, por exemplo, além de coletar dados importantes para fabricantes e fornecedores.
Mais um exemplo que deixa claro como aproveitar as informações de contexto para ajudar em uma decisão de compra é o da parceria Alibaba com o Shopping Center Chinês InTime lançando um espelho de banheiro com realidade aumentada. O dispositivo, baseado no velho hábito de se arrumar frente ao espelho do banheiro, permite que testar virtualmente alguns produtos e em seguida realizar uma compra como mostra o vídeo seguinte:
O importante nessa tendência, que já nem é tão nova, mas que segue evoluindo rapidamente, é transformar a experiência desse novo cliente conectado e entregar rapidamente a solução ou produto mais adequado a cada um.
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